segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A informática na educação

“Atualmente, vive-se numa era onde à cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializações e infinitas informações. E essas mudanças mundiais influenciam também na educação.
Aos poucos, a informática tem-se adentrado na vida das pessoas e o computador, como afirma HAYDT (2001:268) “...já faz parte de nossa vida cotidiana...” E pode ser utilizado para inúmeras finalidades, principalmente, no contexto escolar.
Com a redução dos curtos dos microcomputadores na década de 70, as escolas puderam ter acesso à informática. (HAYDT, 2001)
Existem justificativas para a introdução do computador no âmbito educacional que são determinadas pelo grau de utilização dessa tecnologia entre os professores. Atualmente, o uso da informática nas escolas tem sido muito discutida por estudiosos da educação.
Quando se tem um acompanhamento mais individualizado, é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo. É importante buscar resultados mais satisfatórios do que os que comumente tem-se encontrado nas atividades comuns e rotineiras das salas de aula.
A escola precisa garantir uma nova transformação do ensino dos dias atuais, para que se possa garantir uma pré-seleção dos programas e materiais necessários para a construção do saber.
Hoje em dia, é possível a criança construir seu saber de forma interativa juntos aos computadores e para que isso ocorra, é necessário a construção de programas que sejam interdisciplinares. Está faltando maiores investimentos no sistema de ensino para que a criança possa ser estimulada a produzir textos utilizando o computador.
O uso da informática deve ser visto como um recurso adicional, pois, segundo OLIVEIRA (1997:127) “...este recurso pode ser um instrumento complementar ao trabalho do professor em sala de aula.” Porém, muitos educadores desconhecem as inúmeras formas de se utilizar o computador nas suas aulas, como afirma OLIVEIRA (1997):
...falta de definição do que é informática educativa faz com que haja uma compreensão equivocada... (p.144)
A informática educativa não pode ser compreendida de um dia para o outro, deixando claro, a importância da capacitação de professores para atender a inserção da mesma na educação. Por falta de informações adequadas, tem-se tido uma visão equivocada do papel da informática educativa.
O professor precisa estar aberto às mudanças para que as atividades sejam aproveitadas em todas as disciplinas da grade curricular.
Pensa-se que a “Informática na Educação” é um excelente tema para monografia, pois, proporcionará uma discussão de como a mesma tem sido vista no campo educacional e quais são os fundamentos necessários para uma boa utilização do computador em sala de aula favorecendo assim, a construção do saber de forma interativa e de acordo com os padrões de mudanças tecnológicos exigidos e vividos pela atual sociedade.
O computador pode ser utilizado como recurso de aprendizagem no desenvolvimento de atividades na sala de aula, lembrando que o mesmo não substitui a presença do educador.
...o uso de computadores no processo pedagógico já é realidade e uma conquista da escola...
Segundo LOPES (2002:134) “A informática deve ser utilizada como um recurso a mais e integrada a outros.” Não pretende-se aqui, articular que o computador deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor, porém, busca-se enfatizar a importância do educador estar utilizando-o de forma dinâmica e eficaz.
Baseado em LOPES (2002) é possível que atividades que contenham conhecimentos básicos do computador favoreçam o desenvolvimento das áreas motora, cognitiva e afetiva desde que sejam articuladas.
É muito importante que a criança domine o aprendizado da computação, pois, em breve, a informática dominará todos os segmentos do mercado mundial, e logo, a escola também será influenciada pela evolução tecnológica. Portanto, os Projetos Políticos Pedagógicos deverão ser reformulados com base na tecnologia mundial, como afirma BRASIL (1998):
É importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por (...) projeto pedagógico...(p. 80)
Conclui-se que é de extrema relevância enfatizar que os educadores devem estar se preparando e preparando seus alunos para que possam conhecer e enfrentar as novas exigências dessa tecnologia que tanto avança no mundo em geral.”
por : Simplesmentekelly
Autor : Kelly Figueiredo Soares
pt.shvoong.com/.../1616225-informática-na-educação

Um comentário:

  1. Olha Mara, me surpreendeu encontrar pessoas que ainda respeitam a autoria dos textos. Obrigada por ter escolhido meu texto e ter citado o meu nome.Continue assim e parabéns pelo blog.
    Atenciosamente,
    Kelly Figueiredo Soares

    ResponderExcluir