terça-feira, 18 de maio de 2010

Literatura Infantil



    A importância da Literatura Infantil
By Mara Rolin



    A literatura tem a capacidade de despertar em cada um o prazer da descoberta e levar a perceber as relações entre o mundo real e imaginário revelado nas obras literárias.Segundo Nelly N. Coelho “A literatura é um autêntico e complexo exercício da vida, que se realiza na linguagem”.
    É importante considerar a faixa etária da criança  para destinar a elas textos com características que se ajustam ao desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e psicológico.
   É importante escolher textos que despertem o prazer quanto ao ato de ler e sejam vistos como formas significativas de conhecimento que se mostra como possibilidades que vão acontecendo e sendo construídas por cada um de acordo com suas vivencias e experiências.

Maria Eduarda e Murilo


   Por ser um veiculo de sensações, descobertas, conhecimento e diversão, a literatura pode agir como facilitador nos processos de aprendizagem. Por meio de bons textos e da arte de contar historias é possível aproximar, instruir e divertir, estimulando e fazendo a criança compreender e fazer associações de forma significativa, dinâmica e interativa. Para Fanny Abramovich “Ler é um prazer. É uma gostosura".
  Ao possibilitar a criança o contato com a literatura utilizando uma maneira agradável é possível fazê-la sonhar, imaginar, sentir, descobrir, compreender melhor o mundo, a si mesma e construir o conhecimento percebendo as relações entre o seu mundo e o mundo revelado por meio da literatura.


 Murilo, Maria Eduarda e Mara

  A Literatura Infantil faz parte da nossa História. Foi ouvindo desde muito cedo muitas historinhas contadas e lidas que minhas crianças aprenderam a amar os livros e se encantar com a magia da leitura/literatura. Como consequencia também aprenderam a ler muito cedo e assim, a leitura/literatura para meus filhos tornou-se algo prazeroso e indispensável em suas atividades diárias.

                                                 
                     Danilo com seu livrinho de banho         



“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora através das influências da atmosfera cultural geral e dos esforços conscientes da educação...”  (Bamberger)










Nenhum comentário:

Postar um comentário