sexta-feira, 28 de maio de 2010

PAZ

EDUCAÇÃO E PAZ
By Mara Rolin


Maria Eduarda

   Em meio a tantos avanços tecnológicos, científicos e conquistas, em uma sociedade cada vez mais independente e global, é preciso ir além, nada disso serve para nada se não primarmos por uma diversidade étnica, cultural e religiosa, favorecendo o relacionamento entre os seres de forma pacífica, respeitando os direitos individuais e coletivos, necessários à preservação da vida e da convivência humana .  
      Estamos vivendo um momento em que precisamos tomar atitudes e agir coletivamente em defesa da vida no planeta.


  É necessário estabelecer a educação da afetividade, do amor ,do aprender a conviver, do questionamento e melhoramento contínuo, do ensinar a lidar com sentimentos e emoções , de não apenas informar mas formar personalidades que não sejam instáveis, insatisfeitas, mas que tenham interesse e capacidade de contemplar o belo, de pensar antes de agir, de expor e não impor, de amar e ser feliz.
Maria Eduarda, Danilo e Murilo


   Os pensamentos e ações precisam ser uma mistura de altruísmo, capacidade de doação e amor ao próximo.
    O Educador Gabriel Chalita em seu livro Pedagogia do Amor faz a seguinte reflexão:

“... como faremos se os valores que deveriam nortear a vida em sociedade parecem cada vez mais esquecidos? Como educar nossas crianças e jovens num tempo em que a aparência vale mais do que essência e a competição e o individualismo teimam em ditar as regras dos relacionamentos, acabando por minar qualquer possibilidade de companheirismo, de amizade e de amor. Acreditamos que as dificuldades, os conflitos, as guerras e a intolerância que gradativamente se apoderam do mundo são resultado dessa total inversão de valores que predomina nas sociedades – configurando um tempo em que até mesmo a esperança parece estar mais escassa. Cabe a nós estar conscientes da importância de nosso papel e amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores”. (Gabriel Chalita /- Pedagogia do amor – p.11-São Paulo: Editora gente, 2003.)


   A paz interior, a habilidade de irradiá-la e desenvolvê-la é muito importante e ficar esperando que as novas gerações mudem o que está errado não será possível se pais, educadores e a sociedade não desertarem para o fato de que cabe a cada um, desde já, dar o exemplo, e agir positivamente.

Murilo




É com muito carinho que quero deixar esta mensagem para que seja possível refletir  sobre a maneira como o Ser Humano está vivendo e quem sabe, ter atitudes pró- ativas em busca de uma nova realidade, começando por pequenos atos no dia -a- dia, que somados e compartilhados poderão estabelecer equilibrio e harmonia no ambiente em que vive.

Música "A Paz "
Roupa Nova - Composição: Michael Jackson - Versão: Nando



Nenhum comentário:

Postar um comentário