sexta-feira, 28 de maio de 2010

PAZ

EDUCAÇÃO E PAZ
By Mara Rolin


Maria Eduarda

   Em meio a tantos avanços tecnológicos, científicos e conquistas, em uma sociedade cada vez mais independente e global, é preciso ir além, nada disso serve para nada se não primarmos por uma diversidade étnica, cultural e religiosa, favorecendo o relacionamento entre os seres de forma pacífica, respeitando os direitos individuais e coletivos, necessários à preservação da vida e da convivência humana .  
      Estamos vivendo um momento em que precisamos tomar atitudes e agir coletivamente em defesa da vida no planeta.


  É necessário estabelecer a educação da afetividade, do amor ,do aprender a conviver, do questionamento e melhoramento contínuo, do ensinar a lidar com sentimentos e emoções , de não apenas informar mas formar personalidades que não sejam instáveis, insatisfeitas, mas que tenham interesse e capacidade de contemplar o belo, de pensar antes de agir, de expor e não impor, de amar e ser feliz.
Maria Eduarda, Danilo e Murilo


   Os pensamentos e ações precisam ser uma mistura de altruísmo, capacidade de doação e amor ao próximo.
    O Educador Gabriel Chalita em seu livro Pedagogia do Amor faz a seguinte reflexão:

“... como faremos se os valores que deveriam nortear a vida em sociedade parecem cada vez mais esquecidos? Como educar nossas crianças e jovens num tempo em que a aparência vale mais do que essência e a competição e o individualismo teimam em ditar as regras dos relacionamentos, acabando por minar qualquer possibilidade de companheirismo, de amizade e de amor. Acreditamos que as dificuldades, os conflitos, as guerras e a intolerância que gradativamente se apoderam do mundo são resultado dessa total inversão de valores que predomina nas sociedades – configurando um tempo em que até mesmo a esperança parece estar mais escassa. Cabe a nós estar conscientes da importância de nosso papel e amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores”. (Gabriel Chalita /- Pedagogia do amor – p.11-São Paulo: Editora gente, 2003.)


   A paz interior, a habilidade de irradiá-la e desenvolvê-la é muito importante e ficar esperando que as novas gerações mudem o que está errado não será possível se pais, educadores e a sociedade não desertarem para o fato de que cabe a cada um, desde já, dar o exemplo, e agir positivamente.

Murilo




É com muito carinho que quero deixar esta mensagem para que seja possível refletir  sobre a maneira como o Ser Humano está vivendo e quem sabe, ter atitudes pró- ativas em busca de uma nova realidade, começando por pequenos atos no dia -a- dia, que somados e compartilhados poderão estabelecer equilibrio e harmonia no ambiente em que vive.

Música "A Paz "
Roupa Nova - Composição: Michael Jackson - Versão: Nando



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Educação Infantil


  
Desenvolvimento Infantil
By Mara Rolin
  
“A inteligência surge de um processo evolutivo no qual muitos fatores devem ter tempo para encontrar seu equilíbrio” (PIAGET)



   O processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil deve acontecer de forma lúdica, reflexiva e interdisciplinar, promovendo a integração da criança com o ambiente e com as pessoas que as cercam.         
  Nessa etapa, a construção do conhecimento deve ser prazerosa e significativa visando o desenvolvimento dos aspectos afetivo, perceptivo, motor e social. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil, "Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos".   Nesse sentido, a intervenção pedagógica precisa acontecer de forma que possa contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Segundo o RECNEI, "... cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a auto-estima". Ainda com relação ao professor/educador, discorre  Vygotsky, “... o professor desempenha um papel ativo no processo de educação: modelar, cortar, dividir e entalhar os elementos do meio para que estes realizem o objetivo buscado”.






   Ao chegar à escola a criança já possui experiências com a linguagem oral, que varia de acordo com sua realidade. Ao iniciar a escrita cabe ao professor mostrar que o processo é composto por uma estrutura mais elaborada, com características e regras diferentes.

                                         Maria Eduarda(a menina de trancinha), na escola


   Durante o processo de alfabetização é importante proporcionar atividades significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses para que aprenda a atribuir sentido e interagir, associar e fazer correspondência entre os elementos sonoros e o código escrito, conhecendo e compreendendo que há um sistema ortográfico com regras e que é necessário aprendê-lo para utilizá-lo em práticas sociais.

  
                
MURILO



          

 MARIA EDUARDA
   
    De acordo com Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Portanto é importante levar em consideração o conhecimento prévio do educando, suas experiências, sua realidade e apresentar diversas situações e possibilidades de comunicação, e a partir daí, iniciar o processo de aprendizagem sistemática.


DANILO

  Maria Eduarda(1ª apresentação escolar)



Murilo(Alô!)

“O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e idéias das crianças, propicia a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos. Incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender ao longo da vida.” (RECNEI)


Gostaria de compartilhar a música seguinte que traz uma mensagem muito bacana sobre o universo infantil,  nos faz refletir sobre esse momento mágico que é a infância, momento  de questionamentos, buscas e descobertas em que pais e educadores precisam estar atentos para que possam contribuir significativamente no processo de desenvolvimento da criança. 

ADRIANA CALCANHOTO OITO ANOS - GABRIEL




A Magia da Poesia

O poema pode atrair a criança e despertar o prazer pela leitura

By Mara Rolin




    O poema é construído por meio de expressões do uso cotidiano e palavras combinadas que possuem novos sentidos, constroem ritmos e imagens, integrando o lúdico, o brincar, o criar e o imaginar, que aproxima, agrada e faz parte da criança.
    No poema “A Casa de Vinícius de Moraes”, Os elementos comuns de uma casa deixam de existir no poema e constituem assim, uma casa ilógica que passa a existir no mundo da fantasia e de acordo com a imaginação de cada um, o que se torna mágico, divertido, curioso e próprio do universo infantil.


                                                                          Danilo



Maria Eduarda

   Dessa forma, o poema é capaz de despertar na criança o prazer pela leitura por meio de descobertas, fazendo-a perceber as relações entre o mundo real e o mundo da imaginação. Segundo Elias José , “vivemos rodeados de poesia”, ou seja, poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona quando tocamos, ouvimos ou provamos, poesia é a nossa inspiração para viver a vida."

Poema "A Casa de Vinicius de Moraes"

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.

Murilo e sua casinha




Video sobre o poema " A casa de Vinicius de Moraes"


Histórias!!! Muitas histórias...





   A Magia das Histórias
By Mara Rolin

                                                                                                 
             

   Por meio de um conto de fadas, de uma fábula, um poema, ou seja, por meio de uma história contada ou lida, pode-se desenvolver a aprendizagem de maneira lúdica. A riqueza presente nas diferentes narrativas, aliadas ao encanto que despertam, proporciona diversão e conhecimento. Por meio de histórias  é possível despertar o senso critico e a reflexão sobre diversas situações da vida real, sobre assuntos ligados a ética, cidadania, respeito, sobre a relatividade de valores, além de despertar a imaginação e a criatividade. 


A princesa Maria Eduarda


VÍDEO CINDERELA




   O mundo do faz de conta, a arte de contar histórias, proporcionam a criança diversão, aprendizagem e a aproximação com a maneira mais formal de conhecimento levando a criança a associar o mundo real e o imaginário e fazer novas descobertas de forma significativa, divertida e prazerosa. Segundo (Bárbara Vasconcelos de Carvalho), “O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral".

             Maria Eduarda em "Chapeuzinho Vermelho"



Vídeo - Uma nova versão do conto " Chapeuzinho Vermelho"
Magali em Chapeuzinho Vermelho 2








terça-feira, 18 de maio de 2010

Literatura Infantil



    A importância da Literatura Infantil
By Mara Rolin



    A literatura tem a capacidade de despertar em cada um o prazer da descoberta e levar a perceber as relações entre o mundo real e imaginário revelado nas obras literárias.Segundo Nelly N. Coelho “A literatura é um autêntico e complexo exercício da vida, que se realiza na linguagem”.
    É importante considerar a faixa etária da criança  para destinar a elas textos com características que se ajustam ao desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e psicológico.
   É importante escolher textos que despertem o prazer quanto ao ato de ler e sejam vistos como formas significativas de conhecimento que se mostra como possibilidades que vão acontecendo e sendo construídas por cada um de acordo com suas vivencias e experiências.

Maria Eduarda e Murilo


   Por ser um veiculo de sensações, descobertas, conhecimento e diversão, a literatura pode agir como facilitador nos processos de aprendizagem. Por meio de bons textos e da arte de contar historias é possível aproximar, instruir e divertir, estimulando e fazendo a criança compreender e fazer associações de forma significativa, dinâmica e interativa. Para Fanny Abramovich “Ler é um prazer. É uma gostosura".
  Ao possibilitar a criança o contato com a literatura utilizando uma maneira agradável é possível fazê-la sonhar, imaginar, sentir, descobrir, compreender melhor o mundo, a si mesma e construir o conhecimento percebendo as relações entre o seu mundo e o mundo revelado por meio da literatura.


 Murilo, Maria Eduarda e Mara

  A Literatura Infantil faz parte da nossa História. Foi ouvindo desde muito cedo muitas historinhas contadas e lidas que minhas crianças aprenderam a amar os livros e se encantar com a magia da leitura/literatura. Como consequencia também aprenderam a ler muito cedo e assim, a leitura/literatura para meus filhos tornou-se algo prazeroso e indispensável em suas atividades diárias.

                                                 
                     Danilo com seu livrinho de banho         



“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora através das influências da atmosfera cultural geral e dos esforços conscientes da educação...”  (Bamberger)










A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil



LUDICIDADE E INFÂNCIA
                                                      By Mara Rolin




 Para a criança o brincar é uma atividade divertida, por meio da brincadeira expressa suas emoções, desejos e opiniões.


Danilo Hydalgo

 É possível despertar na criança a imaginação, o interesse e o prazer de novas descobertas por meio da brincadeira, fazendo-a perceber as relações entre o mundo real e o mundo da fantasia. Para Piaget, " a dinâmica cognitiva tem no ato de brincar a possibilidade de ampliar conceitos e habilidades, integrando os pensamentos com as ações".

                                             
                                                               Danilo Hydalgo


Educação e as novas tecnologias


"A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter

 informação em conhecimento".
By Mara Rolin


 
    O processo de ensino e aprendizagem, na sociedade atual, exige um novo padrão de conhecimento, o que acaba sendo um desafio aos educadores. O uso das novas tecnologias facilita o acesso ao conhecimento, que acontece de forma cada vez mais fácil e rápida. Nesse contexto, há quem ainda não está em contato direto com essas novas tecnologias, ou até mesmo ignora sua existência e encontra-se de certa forma “empobrecido” diante dessa realidade.
   Outro fator preocupante diz respeito às informações veiculadas a estes meios, que são na maioria das vezes tomadas como verdades absolutas e indiscutíveis, informações e propagandas enganosas capazes de seduzir e persuadir, causando em questões de segundos grandes prejuízos. A famíla também precisa estar atenta nesse sentido  orientando e procurarando intervir de maneira positiva.
    Ao educador cabe adquirir um novo perfil, não ser apenas transmissor do conhecimento, e sim um mediador e aprendiz, desenvolvendo um trabalho para formar pessoas capazes de atribuir sentido as informações e serem leitoras críticas da realidade. De acordo com Tescarolo: "Aprender é mais do que armazenar, memorizar e processar dados e informações... é pesquisar para desconstruir e depois ser capaz de reconstruir, uma arquitetura conceitual e epistemológica realmente efetiva no entendimento do que está acontecendo hoje no mundo, com intenções de melhorar as condições de vida da humanidade".
    Diante de tantos aspectos que constituem o saber e o fazer pedagógico, cabe ao “educador” atualizar-se e avaliar sua ação docente constantemente para que seja possível realizar um trabalho que estimule e favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos.


Alguns alunos e eu

   Cabe ao professor possibilitar o acesso à cultura, as novas tecnologias, sendo um mediador do conhecimento, uma vez que exerce papel fundamental na formação e transformação de cada educando. Segundo Augusto Cury:   Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos.
    O professor precisa estar aberto a mudanças, porém, é importante que os meios/processos de atualização aconteçam de forma significativa, para que não gerem apenas uma sobrecarga ao profissional, dificultando ainda mais o trabalho.
   Outra questão preocupante quanto ao uso das novas tecnologias está relacionada a manutenção e disponibilidade de recursos para manter o uso dos equipamentos.
  Sendo assim, é necessária uma nova postura do sistema educativo em geral com relação ao uso das novas tecnologias para que não seja oferecido apenas contato com essa nova realidade, mas que se cumpra realmente o objetivo de uma transformação significativa no processo de ensino e aprendizagem.


  
Maria Eduarda



   
Murilo



Sugestão de aula utilizando Hipertexto - Língua Inglesa

Plano de aula utilizando Hipertexto - Língua Inglesa - Estrangeirismos/Anglicismos

"English in our Lives"

Autora: Mara Rolin

Turma: Ensino Fundamental - 8º e 9ºAno

Componente curricular: Língua Inglesa

Tema: Estrangeirismos/Anglicismos

Título: English in our lives

Conhecimentos prévios : Leitura e tradução de textos, estudo do vocabulário, uso do dicionário, noções de gramática.

Duração das aulas: Programar o tempo para realizar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma.


OBJETIVOS:

-Realizar uma pesquisa sobre a influência da língua inglesa e o uso de estrangeirismos no contexto social brasileiro, promovendo reflexão e crítica sobre os pontos positivos e negativos;

-Reconhecer palavras e expressões em Inglês utilizadas no dia a dia;

-Identificar-se como ser integrante e transformador diante do contexto linguístico em que está inserido;

CONTEÚDO:

- Leitura e análise de artigos e reportagens referentes ao tema;

-Pesquisa e análise de letras de músicas;

-Escrita e leitura de palavras e expressões em Inglês;

-Confecção de um painel referente ao tema;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:


-Iniciar com uma conversa informal sobre o tema “Estrangeirismos” e propor alguns questionamentos referentes ao assunto.

O que você entende por estrangeirismos?

Qual a importância da Língua Inglesa em nosso contexto social?

Por que a Língua Inglesa tem grande influência mundialmente?

Você já utilizou palavras em Inglês, ou esteve em contato com estrangeirismos em alguma situação do seu cotidiano?

- Listar palavras e expressões em Inglês conhecidas pelos alunos;

-Após as informações e expressões de ideias em sala de aula, encaminhar os alunos ao laboratório de informática para dar sequencia ao trabalho, pedir que levem papel e caneta para fazer anotações. Orientar os alunos quanto ao uso do computador e quanto ao desenvolvimento das atividades. Apresentar um arquivo (hiperarquivo) contendo os endereços eletrônicos que serão acessados no decorrer do trabalho.

-Orientar os alunos para acessarem a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirismo, para verificar o conceito e alguns exemplos de estrangeirismos, fazer também a leitura de um projeto de lei relacionado ao tema. Dialogar sobre o assunto possibilitando a reflexão, análise e expressão de idéias. Assistir ao vídeo, Samba do approach, acessando http://www.youtube.com/watch?v=vaF0dcoI6B8. Na sequencia fazer a leitura da letra da música no site http://www.letras.com.br/zeca-baleiro/samba-do-approach, verificar os estrangeirismos presentes e pesquisar os significados, analisando o contexto e os prováveis motivos de serem utilizados. Os alunos deverão anotar os termos em Inglês e pesquisar os significados nos sites www.uol.com.br/dicionarios e http://pt.wiktionary.org.

-Fazer uma pesquisa virtual sobre letras de músicas em Português que apresentam em sua composição palavras ou expressões em Inglês. Para essa atividade, orientar os alunos para que utilizem a página do Google www.google.com.br. Pesquisar os significados das palavras e expressões estrangeiras no site www.uol.com.br/dicionarios e http://pt.wiktionary.org e no dicionário escolar.

-Selecionar algumas das músicas e em sala de aula destacar os estrangeirismos identificando o sentido dos mesmos de acordo com o contexto, bem como, refletir sobre o motivo e a relevância de serem utilizados;

-Utilizando materiais selecionados previamente como: palavras e expressões estudadas, letras de músicas, embalagens e rótulos, organizar um painel coletivo com o titulo “English in our lives”.

RECURSOS

-Laboratório de informática;

-Pincel Atômico;

-Cola:

-Cartolinas;

-Rótulos e embalagens;

-Dicionários (Inglês-Português/Português-Inglês);

-Cadernos e canetas;

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

Observar o interesse e a participação dos alunos durante a realização das atividades. Verificar a coerência e a consistência argumentativa diante das atividades propostas e desenvolvidas.

BIBLIOGRAFIA

www.google.com.br

http://www.letras.com.br/zeca-baleiro/samba-do-approach

Michaelis Dicionário escolar inglês-português / português-inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

Revista Escola, Ed. Abril, Edição 159. São Paulo, 01/2003

www.uol.com.br/dicionarios

http://pt.wiktionary.org

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirismo

http://www.youtube.com/watch?v=vaF0dcoI6B8










Projeto "English in our lives"

Anjinhos


Anjinhos

                


Meus filhos, Maria Eduarda , Murilo e Danilo, são seres especiais, três anjinhos, sementinhas de vida que transformaram e deram razão a minha existência. Ensinaram-me a ser mãe, me mostraram a importância de existir, com eles eu aprendi a ser mais feliz.




DEUS ABENÇÕE AS CRIANÇAS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MENSAGEM FAMÍLIA

Navegando pela internet, no Blog da Canção Nova, encontrei esta linda mensagem que gostaria de compartilhar.


“Cada um na sua casa conhece bem os defeitos e limites do outro, mas não existe lugar no mundo onde somos tão amados como na nossa família. É verdade que ás vezes podemos não nos sentir tão amados, mas isso acontece porque cada pessoa tem seu jeito próprio de amar: Uns amam com palavras, outros com gestos, outros amam cuidando, e outros ainda só estando ali do nosso lado em silêncio. Sei que minha família tem muitos pontos a melhorar, mas hoje quero agradecer a Deus por ela existir e por fazer a minha vida mais feliz”.
 Fonte: http://blog.cancaonova.com/bemdahora/files/2009/01/familia-copy.jpg



ESTA É A MINHA FAMÍLIA


Agradeço a Deus por colocar em meu caminho estas pessoas especiais.

Livro "O Segredo de 7 Mulheres"



Vem aí o lançamento do Livro “ O Segredo de 7 Mulheres”






Lançamento do Livro" O Segredo de 7 Mulheres"

  Será lançado em breve o Livro "O Segredo de 7 Mulheres", composto por uma coletânea de textos sobre vivências e experiências de 7 mulheres que acreditam na força do amor, na beleza da vida, na possibilidade de refletir, acreditar e agir,  e desejam  espalhar sementes de otimismo. Em cada página, segredos que revelam a possibilidade do bem e de estar constantemente celebrando a vida!
  O Livro "O Segredo de 7 mulheres",  é resultado de vivências e experiências de mulheres que acreditam que em qualquer idade é possível sonhar, alimentar projetos, fazer planos, ter metas e buscar a felicidade. O livro é um convite a todos que desejam construir uma nova realidade e acreditam no potencial do ser Humano. By Mara Rolin

   Fragmento de um texto do livro:
 "A Magia da Vida" ( By Mara Rolin)

   "Não há uma fórmula mágica ou um milagre para mudar o mundo, mas é possível mudar a nós mesmos. Essa mudança acontecerá ao deixar desabrochar novas idéias e bons sentimentos, ao renovar a esperança, rever valores e atitudes, descobrir e redescobrir o amor, ao ter persistência e capacidade de sonhar e acreditar na magia da vida".

Educação e Inclusão

 Educação e diversidade

 Sendo o Brasil um país de diversidade cultural e a escola um lugar privilegiado para a construção do conhecimento, deve estar preparada para atender a essa diversidade, já que a lei garante a todos o direito à educação.
  Os conceitos e teorias permitem aos profissionais conhecer, analisar e desenvolver ações significativas, por meio de estudos é possível identificar particularidades e ter consciência da importância de seu papel como agente transformador. Garantindo que um portador de necessidades especiais não seja apenas incluído, mas que exista uma verdadeira política de atendimento às necessidades de cada um.
  O domínio conceitual favorece a reflexão e a crítica, preparando os profissionais para desenvolver um trabalho significativo e contribuir para a formação de seres humanos, garantindo seus direitos e bem estar.
By Mara Rolin